Dúvidas Frequentes

Inapetência / Quanto tempo o meu cão/gato pode ficar sem comer?


Fique atento! A falta de apetite do cão e do gato não é algo normal. Isso pode ocorrer devido a diversas razões e fatores, desde uma doença séria, até um estresse ou até mesmo tristeza.

Por isso, é importante buscar a causa de forma rápida para poder então solucionar o problema e o animal voltar a se alimentar de forma adequada.

Em casos como este, deve-se levar ao veterinário para descobrir o motivo dessa mudança de comportamento.




Escovação dentária


Estar atento aos cuidados dos dentes de seu amigo é importantíssimo. A escovação dentária do seu companheiro deve-se iniciar ainda quando filhote, para que ele se acostume desde cedo.

O acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente pode levar a formação de tártaros, isso ocorre devido à falta de higienização adequada ou profilaxia inadequada. O tártaro leva ao mal hálito, podendo agravar-se para gengivite, retração gengival, perdas dentárias. Então, lembre-se, para cuidar da saúde oral do seu companheiro de forma adequada procure seu médico veterinário.




Quando dar banhos?


Higiene é bom, mas banhos excessivos podem predispor o seu animalzinho a problemas dermatológicos, podendo retirar a camada externa lipídica da pele que funciona como barreira protetora, ficando a pele mais ressecada e sensível.

Animais de pelagem longa, com dobras cutâneas ou com várias camadas de pelos, devem ser secados corretamente para evitar que a umidade, cause problemas como dermatite fúngica.

A freqüência correta de banhos, depende da espécie e o ambiente em que vive. Para mais informações procure o seu médico veterinário.




Urina em locais fora do habitual


Tanto nos cães quanto nos gatos, deve-se avaliar inicialmente se há algum problema orgânico, como doenças urinárias ou se a causa do xixi fora do lugar é algo comportamental. Já nos filhotinhos, as causas do xixi fora do lugar, estar relacionada, muitas vezes ainda, à falta de treinamento.

É bom ficar atento, e sempre consultar o médico veterinário de sua confiança.




Coceira nos ouvidos


Otite canina é uma inflamação do conduto auditivo que leva a produção de uma cera de coloração alterada e em excesso, coceira descontrolada, cheiro forte e desconforto. Cães com a orelha caída são mais predispostos a problemas de ouvido do que outros cães, pois as orelhas caídas obstruem a entrada de ar e a secagem do conduto auditivo, tendo como sintomas coceira intensa, cabeça inclinada para o lado, mau cheiro nas orelhas, vermelhidão, secreção, inchaço, entre outros. Fique atento!
Cuide da saúde do seu amiguinho. Consulte sempre um Médico-Veterinário.




Tosse


Sabe aquela tosse chata, típica de inverno? Ela também faz parte da vida dos animais, e é um dos reflexos mais poderosos no organismo.

A tosse pode ser resultado da irritação mecânica ou química da faringe, laringe, árvore traqueobrônquica e algumas das vias respiratórias menos calibrosas. No geral, a tosse pode ter várias causas e significados. O ideal é sempre procurar seu médico veterinário, para obtenção de um diagnóstico preciso.




Secreção ocular


Após uma boa noite de sono, é comum que os cães acordem com os cantinhos dos olhos cheios de uma sujeirinha bem conhecida: a remela. Porém, muitas vezes um vazamento bastante semelhante a ela, mas com complicações à saúde do animal pode passar despercebido pelos donos. Existem casos em que as secreções não são sinal de uma bela noite de sono, mas sim de que há algo mais a ser investigado: podem ser indícios de uma infecção, alergia ou inflamação nos olhos. Fique atento! Procure orientação de seu médico veterinário de confiança!!!




Vacinação de cães e gatos


A vacinação é a melhor forma de proteger cães e gatos contra doenças virais. Manter as vacinas em dia é um ato de amor e cuidado, que faz toda a diferença para a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos animais, assim como daqueles que convivem com eles.

Para os cães o esquema vacinal deve-se iniciar aos 45 dias de idade. Já os gatos, o calendário vacinal inicia aos dois meses de idade.

Procure seu médico veterinário e veja o melhor programa de imunização para o seu amigo.




Posso acrescentar frutas e legumes à ração?


Pode parecer um pouco estranho um cão se alimentar com verduras e legumes. Ao contrário do que muitos pensam, as verduras e os legumes, assim como as frutas, podem ser bastante benéficas para um cão, MAS NEM TODAS. É importante estar ciente das frutas e legumes permitidas para o seu animal. Fique atento! E não esqueça de consultar seu médico veterinário de confiança.




Banho de sol


O calor proveniente do sol é importante para os nossos amigos por diversos motivos. A vitamina D é criada no corpo por meio da exposição aos raios solares, e é essencial. A exposição ao sol, é também uma forma de o cão eliminar bactérias, ácaros e fungos. No entanto, assim como para os humanos, a exposição ao sol pode trazer riscos à saúde. Os raios ultravioletas podem causar queimaduras e o desenvolvimento do câncer de Pele. A dermatite solar é uma das consequências da exposição excessiva ao sol.

Não esqueça do protetor solar! Converse com seu medico veterinário e proteja a saúde do seu amigão!




Vermifugação


A vermifugação é muito importante para o seu amigo peludo.

Você sabia, que os vermes podem se alojar no intestino , coração, fígado e rins do seu pet, causando várias complicações? Para evitar qualquer tipo de problema, é muito importante manter o ambiente do seu bichinho sempre limpo e os vermífugos em dia. A dosagem, frequência e o tipo do vermífugo devem ser orientados por um médico veterinário. A saúde do seu bichinho não tem preço.




Posso dar chocolate?


Nunca! O chocolate possui uma substância altamente nociva para ele: a teobromina. Os cães não conseguem eliminar a teobromina rápida o suficiente e acabam intoxicados. Se ingerido, o chocolate pode acarretar em vômitos, tremores musculares, ataques cardíacos, convulsões e hemorragias internas. Se o seu pet ingerir algum chocolate, encaminhe-o imediatamente ao médico veterinário.




Reações alérgicas


Os sinais ou sintomas de que seu cão tem alergia podem ser vários. Dependendo do tipo de alergia ele poderá apresentar um ou outro e, em algumas ocasiões, vários sintomas de uma vez.

  • Orelhas. Se o seu cão for alérgico a alguma coisa, suas orelhas podem apresentar vermelhidão, comichão ou urticária.
  • Pele. Assim como as orelhas, pode apresentar vermelhidão, prurido, urticária e também descamação e perda de pele.
  • Olhos. Se o seu cachorro for alérgico, os olhos ficaram avermelhados e lacrimejarão de forma constante.
  • Estado de saúde. O estado de saúde irá mudar se o seu cão tiver alguma alergia. Sofrerá de vômitos, diarreia, se lamberá sem parar ou terá problemas de respiração.
Se aparecer algum desses sintomas, procure orientação do seu médico veterinário. A prevenção sempre é a melhor opção!!




Porque castrar?


Sinônimo de saúde e bem-estar, a castração de cães e gatos é um procedimento que oferece benefícios para machos e fêmeas.

NOS MACHOS

A cirurgia previne tipos de câncer como o de próstata e testículos; ajuda a diminuir o comportamento de perambulação e as brigas com outros cães. Diminui ou elimina a marcação territorial.

NAS FÊMEAS

Reduz o risco de infecções, e previne o câncer de útero e mama. As fêmeas operadas antes do primeiro cio têm apenas 0,05% de risco de desenvolver um tumor. Evita ninhadas indesejadas.

A CASTRAÇÃO É UM ATO DE AMOR. CONVERSE COM O SEU MEDICO VETERINÁRIO




Prevenção de pulgas


As pulgas são parasitas externos e nossos amiguinhos podem pegar no ambiente ou de outros animais As pulgas picam muitas vezes ao dia para se alimentar do sangue de seus hospedeiros, o que causa muita coceira, e algumas vezes alergia, feridas e até queda de pelos.

Se você encontrar pulgas no seu amigo ou encontrar aqueles famosos "pontinhos pretos", que são as fezes da pulga adulta na pele e nos pelos, o ideal é buscar o quanto antes o tratamento mais adequado, e a prevenção, conforme orientação do Médico Veterinário.




Carrapatos


Você sabia que, com apenas uma picada, os carrapatos podem transmitir graves doenças?

Os carrapatos são parasitas que se alimentam de sangue e vivem literalmente escondidos entre os pelos dos cães. Se o seu cão estiver com carrapatos, leve-o imediatamente ao seu médico veterinário de confiança para que os carrapatos sejam exterminados. E muito importante: o tratamento também se aplica à dedetização do ambiente em que o seu animal vive, evitando reinfestação.

Lembre-se prevenir e Proteger é sempre melhor opção!!




Mancando


A claudicação canina, ou mancar, pode ter várias razões. Não há raça, idade ou sexo que tenha uma predisposição nesse caso, entre as causas temos machucados ou feridos nas patas, traumas (luxações ou fraturas), tumores, problemas degenerativos ou até mesmo doenças comuns das raças, como displasia coxofemoral em cães de grande porte. Procure o seu medico veterinário de confiança!!




Diarreia


Sinal comum de alterações gástricas e intestinais, a diarréia em cães e gatos, pode se apresentar de uma forma mais súbita (aguda) ou crônica. Podendo trazer grandes riscos à vida dos animais quando não diagnosticada a tempo. A diarreia pode ter varias causas. Por tanto, procure, seu médico veterinário para pesquisa diagnóstica do que pode estar causando o sintoma e para receber as recomendações de tratamento necessárias




Engasgado


Em alguns casos, o problema subjacente pode ser um objeto estranho preso na garganta de seu animal de estimação, enquanto em outros casos, pode ser algo tão grave como uma doença do coração. Por isso, um bom diagnóstico médico é necessário para excluir as causas potenciais, e elaborar um programa de tratamento adequado para controlar a condição.




Olho vermelho


Olho vermelho em cachorro ou gato não se trata de doença em si, mas é um alerta para avisá-lo de que algo está errado. Pode ser uma simples irritação, isto acontece quando o animal fica próximo a um local com poeira, ou quando venta, mas pode ser também o indicativo de um problema mais grave, seja um glaucoma, inflamação na parte interna dos olhos ou algo mais sério. Consulte seu medico veterinário!




Meu cão cansa muito no passeio


Entre as causas temos:Doenças cardíacas: um dos principais sintomas é o cansaço fácil e a intolerância a exercícios.
Obesidade: o sobrepeso atrapalha bastante e predispõe ao cansaço fácil.
Doenças ortopédicas: dores nas articulações ou na coluna podem ser indicados pela negação por parte do animal de passear.
Idade avançada: cães na terceira idade perdem o vigor físico.

Caso o seu amigão apresente algum desses sintomas, procure o médico veterinário de sua confiança para que se feche o diagnostico e estabeleça o tratamento adequado.




Vômitos


Existem muitos motivos pelos quais os cães/ gatos podem vomitar e que, a princípio, são de fácil solução. Contudo, o vômito pode ser também sintoma de diversas doenças sérias. Para diagnosticar a causa do vômito, é importante consultar o médico veterinário.




Coceira


Os pets podem se coçar por várias razões, muitas vezes é uma alergia causada por pulgas ou algum tipo de alimento, outras vezes a coceira pode ser causada apenas pela pele seca.

Alguns animais são muito sensíveis, e uma única picada de pulga, pode iniciar uma insuportável coceira, provocando uma dermatite alérgica.

Ao se coçar o animalzinho pode arranhar a pele e arrancar pelos, deixando a pele sensível, resultando em infecções bacterianas.

Para tratar e medicar corretamente, é necessário diagnosticar a causa com precisão, procure seu veterinário de confiança.




  • Dificuldade para urinar


Há muitas causas que podem ser responsáveis pela dificuldade do seu amigo em urinar, se for macho, por exemplo, ele pode estar sofrendo com pedras na bexiga ou outras obstruções. Outro aspecto a se observar se o animal urina com maior frequência em volumes menores, sentir dor ao urinar, urina com odor alterado e urina com presença de sangue. Observe seu animal ao urinar! Em casos, de alguns desses sintomas, procure o seu medico





Copyright © 2017 - Planeta Animal. Todos os direitos reservados.

Rua Professor Martagão Gesteira nº 442E,  Graça, Salvador - BA, 40150-390

(071) 3247-1011